Sobre nós...


Ontem um menino que brincava me falou

Hoje é a semente do amanhã
Para não ter medo que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será!
Gonzaguinha


UMA HISTÓRIA À CONSTRUIR!

Localizado na rua Infante de Sagres no Bairro Rio Comprido, o EDI Simone Sousa Pimentel foi inaugurado no dia 20 de maio de 2011.


Sua Patronesse, a Professora Simone de Sousa Pimentel, nasceu em 1967 e dedicou 27 anos à Educação. Foi casada e não teve filhos, mas 'adotou' como 'seus' centenas de crianças que, através de seu compromisso e experiência, tiveram acesso às letras, aos livros, ao saber e ao sentido pleno do significado de pertencimento ao mundo como cidadão. Infelizmente, no dia 10 de março de 2011, ela faleceu repentinamente por insuficiência respiratória em decorrência de grave infecção pulmonar. Que o seu legado e paixão pela vida possa nos inspirar sempre!


História Local

Numa região historicamente negligenciada pelo poder público, é interessante pensar no processo pelo qual o Bairro atravessou para chegar no que é atualmente. No início do século passado a região era habitada por famílias tradicionais da corte portuguesa, o que explica a quantidade de prédios históricos e arquitetura peculiar. Com as mudanças ocorridas por ocasião das Obras do Túnel Santa Bárbara, do Túnel Rebouças e o elevado Paulo de Frontin (ao longo de todo o Bairro), os morros existentes no Rio Comprido começaram a ser ocupados. Várias gestões administrativas privilegiaram e investiram na 'valorização' da Zona Sul da cidade e por conta disso, diversas famílias abandonaram o local intensificando seu processo de ocupação, depredação e desconfiguração. 

Atualmente o bairro é cercado por favelas/morros e dentre eles destaca-se o Complexo do Turano, onde localiza-se o EDI e por sua vez, reside a maior parte de nossa comunidade escolar. 

Conforme amplamente divulgado nas mídias, em 2010 foi inaugurada a 12a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na região e desde então muitos são os desafios dessa comunidade.

Nós, primeira equipe de educadores do EDI Professora Simone Sousa Pimentel, acreditamos em primeiro lugar na Educação Infantil e zelamos por sua qualidade. Além disso, temos consciência do papel que exercemos na formação de cidadãos que desde a primeira infância necessitam vivenciar outras possibilidade de ser/estar/conviver no mundo repensando e reorganizando valores na busca de uma Identidade local formada por pessoas conscientes de seus direitos e deveres.

Vamos lá fazer o que será?


Hoje  ano de 2014 estamos PLANTANDO as sementinhas de AMOR, PAZ, SOLIDARIEDADE e CARIDADE para juntos todos nós que aqui trabalhamos possamos nos entender e mesmo que discordemos em alguma etapa do nosso caminhar estejamos atentos para o SABER OUVIR e REFLETIR pois estamos aqui pelas crianças!!!!

Nenhum comentário: